Foi apresentada, no âmbito do Orçamento participativo 2011 da CML, a proposta de criação, e Lisboa, de uma "Casa Inteiramente Dedicada à Maternidade".
Especificações:
Departamento: Acção Social
Nome da Proposta: Casa-jardim com condições para receber mães e bebés e organizações com apoio à maternidade (AP8)
Resumo: Actualmente, em Lisboa, mães e bebés vivem os meses pós-parto em quase total isolamento, sem acesso a informações tão importantes como a manutenção da amamentação, como evitar a depressão pós-parto, entre outras. Não existem espaços de partilha entre mães nem apoios não médicos que estejam disponíveis nesta fase. Paralelamente, mães e bebés pequenos vivem diariamente com falta de espaços adequados onde não existam dejectos de cães e outros perigos. A minha proposta é a de criação de uma casa-jardim que receba as mães e bebés da cidade e que seja catalisadora das instituições da sociedade civil que actuam nesta área.
Data de Submissão em Assembleia Participativa: 2010-06-24
Número de registo: 764
A PROPOSTA PODE SER CONSULTADA NO SITE DA CML (http://www.cm-lisboa.pt/op/?idc=49&pos=20&action=3&farea=)
A partir de 1 de Outubro, a proposta irá a votação, através inscrição no site da CML/Orçamento Participativo 2011 (http://www.cm-lisboa.pt/op/?action=9) serão implementadas as 5 propostas que conseguirem mais votos e cujo orçamento não exceda 1 milhão de euros. Cada e-mail inscrito no site da CML/Orçamento Participativo 2011, pode voltar numa proposta.
A CRIAÇÃO DESTA CASA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
COMENTA, DIVULGA E, A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO, VOTA!
Para aceder a informações actualizadas consulta:
O Nosso blog: http://casadasmaes.blogspot.com/
ou o nosso perfil no Facebook
Casa Das Mães Lisboa
Cria o teu cartão de visita
Em Setembro, enviaremos informação detalhada sobre os procedimentos para a votação. Até lá, CONTAMOS CONTIGO PARA A DIVULGAÇÃO E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DESTE PROJECTO !
Saudações Maternas
Dou-vos os parabens por esta iniciativa.Eu sou do Porto tenho 2 filhos e constantemente deparo-me com e a mesma situação,nunca sei onde poderei ir com eles brincar e ocupar o tempo sem estar sempre a olhar para o chão. Espero que seja aprovada e tenham muito sucesso. Tenho pena de não poder ajudar,caso pensem nessa iniciativa no Porto,estou pronta a colaborar.Votos de felicidade e muito sucesso.
ResponderEliminarCátia Gouveia
Olá Cátia, também vai existir uma "Casa das Mães" no Porto, é uma caminhada necessária para as nossas cidades. Por exemplo, em França, existe uma "Maison Verte" em praticamente todas as cidades.
ResponderEliminarA Cátia pode votar mesmo estando no Porto.
Obrigada pelo apoio e muitas feciliades com os seus pequenos :)
até breve