sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mães de bebés querem criar uma casa da maternidade - JN

Casa das Mães é notícia - Jornal de Notícias, 30 de Julho de 2010

Mães de bebés querem criar uma casa da maternidade - JN

Faltam 10 semanas para a votação do Orçamento Participativo. A partir de 1 de Outubro, vota na Casa das Mães de Lisboa e ajuda a tornar este projecto realidade.

A votação decorrerá no website da Câmara Municipal de Lisboa a partir de 1 de Outubro.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Faltam 11 semanas para a votação - A "Casa das Mães" conta com o teu voto para se tornar realidade

Ron Mueck's Sculptures

A "Casa das Mães", proposta nº 764 do Orçamento Participativo de Lisboa, vai a votação daqui a 11 semanas e, com o teu voto, será implementada.

A “Casa das Mães”, é uma casa onde o nascimento e o parto, são acolhidos com a alegria, respeito e carinho que merecem. Onde as histórias de parto são inspiradoras e o conhecimento permite empoderar as mulheres no mais importante momento das suas vidas.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A "Casa das Mães" conta com o teu voto para se tornar realidade - Faltam 12 semanas para a votação

A "Casa das Mães", proposta nº 764 do Orçamento Participativo de Lisboa, vai a votação daqui a 12 semanas e, com o teu voto, será implementada.

A “Casa das Mães”, é uma casa onde as mulheres encontram o apoio necessário para experienciar uma gestação, parto e maternidade da primeira infância, tranquilas e emocionalmente positivas.

Ana telhado - http://www.anatelhado.net/

quinta-feira, 8 de julho de 2010

13 semanas, 13 imagens inspiradoras, 13 razões para apoiar a "Casa das Mães"

Faltam exactamente 13 semanas para o início da votação no Orçamento Participativo de Lisboa. 13 semanas, ao longo das quais publicaremos 13 imagens inspiradoras e 13 motivos para votares na "Casa das Mães".

A Proposta da "Casa das Mães" é a nº 764 do Orçamento Participativo de Lisboa e será implementada se tiver o teu voto.

A “Casa das Mães” é uma casa de afecto onde a consciência, o acolhimento e a partilha, tem a função de permitir que as mães fiquem próximas dos seus bebés e crianças pequenas, o máximo de tempo possível, criando uma relação mãe-filho(a) calorosa, íntima e contínua.
(Botticelli, Abundance)

Vamos continuar a apoiar a "Casa das Mães"

Agradecemos a todas as pessoas que adicionaram a "Casa das Mães" ao seu perfil do Facebook, que comentaram a existência deste projecto nos seus blogs e em vários fóruns na Internet e, claro, que passaram palavra de todas as formas possíveis. Continuamos a contar com a vossa colaboração para que este projecto se torne realidade.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Porquê uma casa inteiramente dedicada à Maternidade?

Mães e filhos são a base da organização social – não há nenhum homem, nem mulher, que não tenha passado pelo colo de outra mulher. Não dar a atenção merecida ou descurar este facto desencadeia mecanismos de violência, delinquência e mal-estar social cujos resultados estão, hoje mais do que nunca, bem visíveis na nossa sociedade.

Conscientes de que os males se tratam, não pelos sintomas que são apenas seus indiciadores, mas na sua etiologia, pretendemos dar um passo no tratamento de uma problemática de base, responsável pelo desequilíbrio físico, psíquico e social: o afastamento físico entre mães (vide cuidador principal) e filhos desde tenra idade, ou a falta de afecto na relação entre ambos ainda que fisicamente próximos.

A legislação nacional já reconheceu a importância desta proximidade – através da nova lei da parentalidade - ao permitir que os pais sejam os cuidadores principais dos seus filhos durante os primeiros anos de vida, devemos agora, à semelhança do que acontece em todo o mundo ocidental, criar as estruturas e serviços que permitam proporcionar, às famílias, uma gestação, nascimento e maternidade da primeira infância tranquilas e emocionalmente positivas.
Foi apresentada, no âmbito do Orçamento participativo 2011 da CML, a proposta de criação, e Lisboa, de uma "Casa Inteiramente Dedicada à Maternidade".

Especificações:

Departamento: Acção Social

Nome da Proposta: Casa-jardim com condições para receber mães e bebés e organizações com apoio à maternidade (AP8)

Resumo: Actualmente, em Lisboa, mães e bebés vivem os meses pós-parto em quase total isolamento, sem acesso a informações tão importantes como a manutenção da amamentação, como evitar a depressão pós-parto, entre outras. Não existem espaços de partilha entre mães nem apoios não médicos que estejam disponíveis nesta fase. Paralelamente, mães e bebés pequenos vivem diariamente com falta de espaços adequados onde não existam dejectos de cães e outros perigos. A minha proposta é a de criação de uma casa-jardim que receba as mães e bebés da cidade e que seja catalisadora das instituições da sociedade civil que actuam nesta área.

Data de Submissão em Assembleia Participativa: 2010-06-24

Número de registo: 764

A PROPOSTA PODE SER CONSULTADA NO SITE DA CML (http://www.cm-lisboa.pt/op/?idc=49&pos=20&action=3&farea=)

A partir de 1 de Outubro, a proposta irá a votação, através inscrição no site da CML/Orçamento Participativo 2011 (http://www.cm-lisboa.pt/op/?action=9) serão implementadas as 5 propostas que conseguirem mais votos e cujo orçamento não exceda 1 milhão de euros. Cada e-mail inscrito no site da CML/Orçamento Participativo 2011, pode voltar numa proposta.

A CRIAÇÃO DESTA CASA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!

COMENTA, DIVULGA E, A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO, VOTA!

Para aceder a informações actualizadas consulta:

O Nosso blog: http://casadasmaes.blogspot.com/

ou o nosso perfil no Facebook

Casa Das Mães Lisboa

Cria o teu cartão de visita

Em Setembro, enviaremos informação detalhada sobre os procedimentos para a votação. Até lá, CONTAMOS CONTIGO PARA A DIVULGAÇÃO E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DESTE PROJECTO !

Saudações Maternas