terça-feira, 29 de junho de 2010

Porquê uma casa Inteiramente dedicada à Maternidade?

Mães e filhos são a base da organização social – não há nenhum homem, nem mulher, que não tenha passado pelo colo de outra mulher. Não dar a atenção merecida ou descurar este facto desencadeia mecanismos de violência, delinquência e mal-estar social cujos resultados estão, hoje mais do que nunca, bem visíveis na nossa sociedade.

Conscientes de que os males se tratam, não pelos sintomas que são apenas seus indiciadores, mas na sua etiologia, pretendemos dar um passo no tratamento de uma problemática de base, responsável pelo desequilíbrio físico, psíquico e social: o afastamento físico entre mães (vide cuidador principal) e filhos desde tenra idade, ou a falta de afecto na relação entre ambos ainda que fisicamente próximos.

A legislação nacional já reconheceu a importância desta proximidade – através da nova lei da parentalidade - ao permitir que os pais sejam os cuidadores principais dos seus filhos durante os primeiros anos de vida, devemos agora, à semelhança do que acontece em todo o mundo ocidental, criar as estruturas e serviços que permitam proporcionar, às famílias, uma gestação, nascimento e maternidade da primeira infância tranquilas e emocionalmente positivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário