
A Casa das Mães foi um dos projectos aprovados no Orçamento Participativo de Lisboa e tod@s nós estamos de parabéns por termos acreditado, divulgado e votado.
A proposta feita ao OP foi a de foi "de criação de uma casa-jardim que receba as mães e bebés da cidade e que seja catalisadora das instituições da sociedade civil que actuam nesta área."
Isto é, a proposta divide-se em dois objectivos fundamentais:
a) Dotar a cidade de uma estrutura que receba, informe e acarinhe, com qualidade, famílias, grávidas, mamãs e bebés, ou seus cuidadores principais;
b) Criar um espaço onde profissionais e instituições da sociedade civil, com actuação na área da gravidez, nascimento, parto e cuidados à primeira infância, possam desenvolver as suas actividades.
Quantos grupos de mães, profissionais, instituições, voluntários e voluntárias de várias áreas pretenderam já desenvolver actividades e se depararam com a falta de espaços adequados e a preços acessíveis?
Quantas mães, optaram por trabalhar por conta própria e/ou, a partir de casa e lutam com a falta de um espaço que lhes permita desenvolver e divulgar a sua actividade, estando na companhia dos seus filhos?
Quantas instituições sem fins lucrativos, e essenciais para o bem-estar de mamãs e bebés, se deparam com a falta de um espaço adequado para a instalação da sua sede/ centro de reuniões/ secretariado/ salas de actividades?
A Casa das Mães pretende ser o espaço que congrega os esforços, ideias e respostas destas pessoas e instituições.
A ideia de realizar a proposta ao Orçamento Participativo prima pela independência, não surge associada a nenhuma instituição e não visa representar qualquer tipo de interesse individual, associativo ou coorporativo. Não é a casa da pessoa A ou B, nem da instituição Y ou Z.
A Casa das Mães será a casa de tod@s quant@s estejam disponíveis para nela trabalhar em ambiente colaborativo.
A Casa das Mães, pode ser mais do que o seu espaço físico, pode ser mais do que a simples soma de vontades individuais. As potencialidades deste projecto são tantas quantas desejarmos, por exemplo, estará aqui a oportunidade de reunir as instituições e profissionais que trabalham na área da gestação, nascimento e pós parto para que se crie uma plataforma capaz de representar os interesses das mulheres portuguesas junto dos poderes de decisão?
Tod@s @s pessoas, profissionais e instituições da sociedade civil que desejem contribuir/ usufruir deste espaço, poderão proceder à sua demonstração de interesse e envidar esforços para a concertação de objectivos. Pensamos que este trabalho deverá ser de botton-up pois não parece plausível incumbir a CML de tal tarefa.
A CML fornecerá o espaço e a sua requalificação. A nós cabe dar-lhe vida!
Deixamos este apelo, após o qual, passaremos a uma fase de descanso e introspecção, que se quer de amadurecimento.
Contamos com os vossos comentários, a vossa experiência e sabedoria.
Se preferirem o envio de mensagem privada, aqui fica o contacto de e-mail: casadasmaespt@gmail.com
Saudações Maternas
Imagem:
Charles Courtney Curran's
"On the Heights,” 1909